27 de outubro de 2010

Tempus fugit?



Sentira-se diferente naquela dia, naquela manhã todavia banal, pertença como de um qualquer outro dia. O sol mortiço coado pelas ramagens verdes das árvores, brincava-lhe intermitentemente nas pálpebras como que a troçar, a escarnecer ou á laia de aviso. Só que ele não lhe prestara a menor importância. Tinha embarcado rumo a um sonho, era o que sentia e não quisera pensar mais nada.
Estranhamente, nem a linha do horizonte ou sequer as sombras do passado lhe pesaram. Poderia muito bem sentir-se inseguro, tanto assim como abandonado pela inércia, impelido a deixar-se rolar por um qualquer plano inclinado alheio á sua vontade.
Mas não era nada disso que lhe habitava o ser. Fez por não esperar nada. Sentira-se espectador, no entanto participativo, pois se apresentara não de coração nas mãos mas com ele bem á vista, algures fora do peito.




O corroer das paredes pelo bolor ácido do tempo e o minar dos alicerces pelos bichos que matam o amor, ofereceram-lhe de bandeja uma iguaria de tristeza e sufoco que o envenenara quase até á alma. A derrocada inicial foi dolorosa, mas curta. No entanto, por entre os escombros, pressentira a lentidão adivinhada até ao final que não conseguia nem podia determinar.
A razão esmoreceu perante a raiva e o prenúncio do aparecimento natural dum certo ódio latente, no entanto, reacção consequente e puramente reflexa.
Ciente de tudo isto, nada o tolhera e nem por isso mesmo o impelira. Mas fora.




Pois assim se sentira diferente, então, naquela manhã em que achou ter zarpado não em perseguição dum sonho mas sim ao seu encontro. Tivera frio, sentiu calor, misturou os tempos verbais com a realidade que se lhe aparentou verdadeira.
E os sonhos terminam, uns quando acordamos do sono, outros quando despertamos da embriaguez dos sentidos. De modo algum estava preparado para sentir de novo não o que realmente lhe tomara o coração, mas também a surpresa de realmente sentir tudo após tamanho vendaval que lhe rasgara as velas desfraldadas daquela nau.


2009

Sem comentários:

Enviar um comentário